1

"O poder é o afrodisíaco mais forte." (Henry Kissinger)

Posted by Augusto Simionato on 08:34
Como a coisa anda meio parada aqui, resolvi escrever de novo, e resolvi falar sobre o que todos andam falando, o caso Geisy, sim a gordelícia que ganhou seus 15 minutos de fama e que de estudante de uma uni-esquina qualquer, está se tornando a celebridade do momento, num futuro próximo a capa da playboy e a médio prazo, atriz pornô da equipe brasileirinhas.

Acho que o primeiro ponto a ser elucidado é o de que a gordelícia não usava um MICRO-vestido, sejamos honestos, nas imagens em que ela está sentada o vestido fica pouco acima do joelho. Quem chama isso de micro vestido ou tem mais de 60 anos ou nunca viu fotos de um baile funk.

A televisão, os jornais e o senso comum de maneira geral tem tratado o caso com muito eufemismo no que tange o foco do problema, afinal é muito mais fácil atribuir a culpa a garota e aos hormônios dos alunos que atiçados pelas provocantes pernas da moça começaram um efeito cascata que fugiu ao controle (vide Gustave Lê Bom). Assim resumimos a culpa aos hormônios e a garota, uma postura fácil de ser mantida, onde é só expulsar a garota e dizer pra mídia que foi algo incontrolável, sem alimentar desavenças com os poderosos políticos por trás da uni-esquina que mais cresce no país.

O senso comum insiste em analizar o fato pelo viés do sexo e se fecham para o real foco do problema, a péssima qualidade da universidade e uma relação de poder travestida. Vamos aos fatos, a garota já havia freqüentado a faculdade com a mesma roupa anteriormente e nada havia acontecido, o que podemos ver ali é a imagem de uma garota pronta pra balada sendo naquele ambiente “algo diferente” um “fetiche”, e um fator que se torna crucial para entender toda a bagunça é o que acontecia ali na verdade, como acontece todas as sextas-feira em instituições de ensino mequetrefes como aquela, os alunos estavam vadiando, matando aula sem nenhum tipo de controle.

Quando acontecerem as primeiras provocações à atitude esperada pelos “baderneiros” é a mais comum, que a garota começasse a chorar e saísse envergonhada decretando a vitória dos primeiros, mas ao enfrentar altiva e inabalável a provocação do grupo de baderneiros, ficou expressa ali uma relação de poder que provocou a ira dos presentes, a mesma ira que leva a linchamentos e abusos frequentemente vistos nos programas sensacionalistas.

O próprio advogado da universidade disse que a garota fora punida pela sua petulância, mas penso que o principal ponto a ser pensado é a péssima qualidade da instituição de ensino, afinal, se estivéssemos em uma instituilção séria, sem dúvida isso não tomaria uma proporção como essa, e aliás, a punição caberia aos arruaceiros e não a garota.

Cabe dizer também que não me proponho a defender a garota, nem a cegar-me ao fato que ela tenta de todas as formas chamar atenção, mas essa é uma discussão que fica em segundo plano, afinal ela só foi capaz disso, se valendo da fragilidade da universidade em questão, que também não é única no triste quadro educacional do país.
Augusto Simionato.

1 Comments


eu acho q foi uma tempestade em copo d'agua...por causa de nada. pooor favor. só podia mesmo ser no brasil.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Sobre Máscaras All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.